Sobre Ruy Christovam Wachowicz

imagem post ruy site

Ruy Wachowicz fez um trabalho, entre outros, sobre o panorama político e os fatores que levaram à criação da Universidade Federal do Paraná, com base em anos de pesquisa, cujo fruto mais conhecido é História do Paraná (1972), livro mais consultado sobre o estado. No livro Universidade do mate, Wachowicz conta a história da UFPR. Também desenvolveu pesquisas que resultaram em publicações, como Abranches: um estudo de história demográfica, Tomás Coelho: uma comunidade camponesa e Orleans, um século de subsistência.

Lecionou em várias escolas de Curitiba. Em 1966, publicou a primeira das várias edições de História do Paraná. A partir daí, cada um de seus livros, que foram 12 no total, era precedido de extensas pesquisas. Desde 1971, foi professor da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ingressou na Academia Paranaense de Letras nos anos 90. Segundo a biografia acadêmica elaborada por sua esposa Lílian Anna Bendhhack Wachowicz, toda a vida profissional de Ruy, de professor e pesquisador, ele estudou os interesses coletivos e culturais.

Ao pesquisar a história da colonização polonesa e o surgimento das escolas, modo pelo qual o imigrante polonês procurou atender a necessidade de alfabetizar seus descendentes, mostrou a forma como o movimento de nacionalização interferiu na existência e organização dessas escolas, terminando por fechá-las. O estudo retrata não só a organização, como também o cotidiano escolar. A obra As escolas da colonização polonesa no Brasil é a primeira publicação da Coleção Gralha Azul.

0

Seus Produtos

Quantity: 0 Items: 0
The Cart is Empty
No Product in the Cart!
×